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EWABA  apela a uma promoção “mais justa” de matérias-primas lipídicas residuais

 

A EWABA (European Waste-based & Advanced Biofuels Association) está a pedir aos negociadores que trabalhem em direção a uma estrutura regulatória que garanta uma promoção igual e justa de matérias-primas lipídicas residuais nos setores de transporte aéreo, marítimo e rodoviário.

A indústria europeia de biodiesel, baseada em resíduos, esforçou-se sempre para dar vida aos resíduos e desperdícios de baixa qualidade, que de outra forma iriam poluir o meio ambiente.

No ano passado, os membros da EWABA produziram mais de 2 milhões de toneladas de biodiesel avançado e baseado em resíduos, economizando cerca de 6,3 milhões de toneladas de emissões equivalentes de CO2.

No entanto, a atual proposta ReFuelEU pode colocar em risco a sobrevivência da indústria, forçando as instalações de produção a fechar, e mais de 25.000 cidadãos da UE poderão perder os seus empregos.

Além disso, os benefícios climáticos significativos decorrentes do trabalho da comunidade de biodiesel, baseada em resíduos, estão em risco agora, uma vez que o arquivo legislativo ReFuelEU proposto, pode levar a um desvio em massa, não intencional, da matéria-prima rodoviária e marítima, para a aviação, para produzir combustível para aviões, que é:

• mais caro, cerca de quatro vezes o preço do combustível de aviação e cerca de duas vezes o preço do biodiesel residual;

• produção mais intensiva em energia, alcançando 76% de economia de GEE, em comparação com 90% alcançado por resíduos e biodiesel avançado;

• menor no volume total de combustível renovável (já que a eficiência de conversão da matéria-prima é maior para biodiesel residual do que para combustível de aviação à base de óleo usado, resultando em menos combustível, sendo produzido usando mais matéria-prima).

 

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