www.tesco.pt

 

Empresas no roteiro da descarbonização. Uma iniciativa liderada pela MOBINOV Cluster Portugal

 

 

A  Mobinov lidera o roteiro de descarbonização do setor, alavancado por mais 20 empresas, e que deverá ser aplicado a partir de 2024.

Desempenhando um papel fundamental na economia nacional, o setor automóvel terá de se tornar mais resiliente e competitivo, face às medidas ambientais associadas à mobilidade. Com especial cuidado em relação às eventuais mudanças de legislação, e cooperando por um regime que passa pela utilização de combustíveis de baixo carbono, a MOBINOV lançou um projeto para a criação do roteiro de descarbonização do setor.

“Com a participação de 20 empresas representativas dos diferentes subsetores da indústria automóvel nacional, esta iniciativa visa impulsionar a transição para um futuro mais sustentável e reduzir o impacto ambiental das operações no setor “ informa o cluster em comunicado de imprensa.

Com este roteiro, pretende-se garantir a sustentabilidade da indústria automóvel, perante as alterações já esperadas. Além do mais, é igualmente uma forma de estabelecer um acordo entre os vários fabricantes, impulsionando a prática de escolhas mais sustentáveis, em objetivo à neutralidade carbónica. 

 

Imagem colorida de fábrica de automóveis. O Roteiro da Descarbonização no stor automóvel é uma mais valia para garntir a proteção de fabricantes face às novas políticas ambientais.

O futuro automóvel no roteiro da descarbonização

Por se tratar não apenas de uma questão económica, o roteiro da descarbonização do setor é, assim, essencial. Falamos de uma indústria que é a base de vida de milhões de pessoas, sobretudo no que toca à sua mobilidade e, eventualmente, ao seu trabalho. 

Como tal, o roteiro da descarbonização, deverá incluir, todas as formas e fontes de energia, que trabalhem em paralelo. Falamos, claramente, também, da componente de combustíveis de baixo carbono, a par de um desenvolvimento na eletrificação. 

Esperando ser aplicado em 2024, este projeto diretamente produzido para o setor automóvel nacional tem o apoio de investimento do Plano de Recuperação e Resiliência, bem como dos fundos europeus Next Generation EU. 

 

 

Leia o comunicado de imprensa AQUI.