expresso.pt

Dicas para uma condução mais ecológica

 

A condução ecológica, ou eco-condução, é uma forma de condução eficiente que permite reduzir os custos com o combustível e manutenção do automóvel, ao mesmo tempo que, beneficia o meio ambiente. Segundo a Deco, este tipo de condução permite reduzir 20% de emissões de dióxido de carbono e menos de um litro aos cem quilómetros…

 

Além disso, as vantagens são inúmeras. Como mencionado anteriormente, permite reduzir o consumo de combustível, a emissão de gases com efeito de estufa – sobretudo o dióxido de carbono que contribui para o aquecimento global – e a sinistralidade rodoviária.

Neste sentido, para que possa aplicar uma condução mais sustentável no seu dia-a-dia, é fundamental conhecer algumas dicas:

1. Planeie o trajeto. É importante planear o percurso que pretende realizar, de forma a poder escolher o melhor trajeto possível, tendo em conta as características da estrada, incluindo os desníveis e o fluxo de trânsito. Nem sempre o percurso mais curto é o melhor. Esta é uma das formas de poupar combustível e, consequentemente, reduzir as emissões de gases poluentes. E em trajetos curtos, o melhor mesmo é evitar usar o automóvel.

2. Arranque assim que ligar o motor. Deve ligar o motor do carro apenas imediatamente antes do início da viagem, não havendo necessidade de aguardar alguns minutos para que este aqueça. E não se esqueça de desligar o carro sempre que ficar imobilizado mais do que um minuto.

3. Evite acelerações e travagens bruscas. Quer no momento de arranque, quer durante a viagem, deve evitar realizar acelerações e travagens bruscas. As acelerações mais suaves reduzem o consumo do combustível e diminuem o desgaste do automóvel. Para evitar as travagens bruscas deve manter uma velocidade o mais constante possível, permanecendo sempre a uma distância de segurança dos veículos que circulam à sua frente, e antecipar os seus movimentos.

4. Utilize corretamente a caixa de velocidades. Use a relação de caixa de velocidades mais alta possível. Uma mudança alta significa uma rotação mais baixa, o que resulta num menor consumo de combustível. Por outro lado, também deve garantir que não circula com uma rotação baixa de mais, pois isso também implica um maior esforço do motor.

5. Nas descidas não coloque o carro em ponto morto. Nas descidas deve manter uma mudança engrenada e não carregar no acelerador, obtendo uma maior segurança e um menor consumo de combustível. Neste sentido, vai aproveitar o movimento do veículo.

6. Elimine a carga desnecessária. Quanto mais peso o carro transportar, maior será o consumo de combustível. Assim sendo, retire da bagageira e bancos traseiros toda a carga desnecessária. Evite, também, transportar bagagens no tejadilho da viatura, uma vez que altera a aerodinâmica do veículo.

7. Reduza o uso do ar condicionado. Utilize o sistema de ar condicionado apenas quando for mesmo necessário. Evite ligá-lo em viagens curtas, por exemplo, uma vez que consome muito combustível e nem sequer vai chegar a sentir as suas vantagens.

8. Escolha bem o seu automóvel. Existem diferentes automóveis, com diferentes consumos e níveis de emissão de gases. Por isso, ao comprar um carro, tenha em conta o tipo de combustível, a potência, a indicação dos consumos e das emissões, a aerodinâmica e todas as indicações sobre a eficiência e manutenção do veículo. Todas estas caraterísticas devem ter, acima de tudo, em conta as suas necessidades. Por exemplo, um casal sem filhos precisa de um carro diferente de uma família numerosa. De pouco serve ter um carro muito grande, para além de gastar combustível e dificultar no estacionamento. (…)

Para continuar a ler a notícia Original   AQUI