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Companhia aérea sueca reivindica o primeiro voo do mundo, de combustível 100% sustentável 

 

O fabricante de aeronaves regionais “ATR”,  a companhia aérea sueca “Braathens Regional Airlines” e o fornecedor de combustível de aviação sustentável (SAF), colaboraram para permitir o primeiro voo de teste 100% SAF numa aeronave comercial regional. O voo de teste apoiou, ainda mais, as metas de descarbonização da aviação e a aceleração da certificação SAF.

Quando usado de forma pura, o “Neste MY Sustainable Aviation Fuel” reduz as emissões de gases de efeito estufa ao longo do seu ciclo de vida em até 80%* em comparação com o uso de combustível de aviação fóssil.

Este voo histórico, de teste. ocorreu na Suécia e faz parte do processo de certificação 100% sustentável de combustível de aviação (SAF) de aeronaves ATR que começou em setembro de 2021 em cooperação com a Braathens e Neste e deve ser concluído até 2025. Foi o mais recente numa série de testes bem sucedidos de solo e voo no protótipo da aeronave ATR 72-600 realizados no início de 2022, incluindo voos com 100% SAF num motor, e hoje foi a primeira vez que foi feito com 100% SAF em dois motores.

O CEO da ATR, Stefano Bortoli, disse: “Hoje é um dia histórico para a aviação. Após mais de um século de voos comerciais movidos a querosene, estamos no início de uma nova era. Nos últimos meses, realizamos uma série de voos bem-sucedidos, com combustível de aviação sustentável, num motor. Decidimos agora, que era hora de realizar o primeiro voo de teste com 100% SAF em ambos os motores. Isto ajuda-nos a certificar as nossas aeronaves para voarem apenas com combustíveis de aviação sustentáveis ​​mais rapidamente e, como resultado, permitir conexões mais sustentáveis. O voo representa um verdadeiro marco para toda a indústria da aviação, pois mostra que essa tecnologia funciona e pode ser prontamente adotada por muitos, na nossa indústria, e para acelerar a transição para a aviação de baixa emissão”.

“O SAF desempenha um papel fundamental no alcance das metas de redução de emissões da aviação”, disse Jonathan Wood, vice-presidente da Neste Europa, Aviação Renovável. “Quando usado de forma pura, com 100% de concentração como neste voo de teste, o Neste “MY Sustainable Aviation Fuel” reduz as emissões de gases de efeito estufa ao longo de seu ciclo de vida em até 80% em comparação com o uso de combustível de aviação fóssil e fornece benefícios adicionais não-CO2 por meio de reduzir significativamente as emissões de partículas, entre outros. Como combustível “drop-in”, pode ser usado em motores de aeronaves existentes e é compatível com a infraestrutura atual de combustível do aeroporto. Voos de teste, como este, mostram que é possível voar com segurança em 100% SAF e ajudar a acelerar a adoção do SAF na aviação.”

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