hydrogenfuelnews.com
CO2 e H2 como combinação perfeita para produzir combustíveis sintéticos na União Europeia
Para produção de combustíveis sintéticos, visando as políticas de baixas emissões e neutralidade carbónica, novas soluções existem. A União Europeia vê assim o CO2 e H2 como combinação perfeita para este objetivo.
Cientistas europeus têm colocado em cima da mesa a possibilidade de usar CO2 e H2 como combinação perfeita para produzir e-fuels.
Embora o hidrogénio seja o principal elemento para aplicações futuras, a sua incorporação conjunta com CO2 parece animar a indústria. Uma das principais vantagens é tornar os combustíveis sintéticos mais energéticos, embora neutrais. Por outro lado, o CO2 a ser aplicado poderá ter origem no sequestro da atmosfera ou de outros processos industriais.
Além das razões ambientais, relacionadas com a redução de emissões, existem as justificações políticas. Tendo em conta a decisão da Comissão Europeia de proibir a venda de viaturas com motores de combustão em 2035, torna-se premente soluções alternativas.
Os e-fuels, única exceção à regra, passam assim a primeiro plano, na transição combustível.
Armazenamento de CO2 e sua utilização como matéria-prima
Sabendo que o hidrogénio geralmente necessita de outras matérias-primas para a sua produção, o CO2 natural pode facilitar o processo. Rejeitando-se a energia elétrica ou fóssil, o uso de CO2 armazenado, providencia a matéria-prima essencial para a neutralidade carbónica.
O principal resultado é um tipo de combustível, mais sustentável, que possa ser usado no setor da mobilidade. Falamos não apenas de veículos automóveis, conforme as novas diretrizes, para também aviação e transportes marítimos.