www.eeminov.eem.pt
Central de Baterias da RAM (Região Autónoma da Madeira) espera ser um marco no mix energético da região
Com a segunda Central inaugurada no Porto Santo e em vésperas de terminar a obra no Caniçal, o projeto da EEM INOV promete reduzir emissões.
Duas unidades na ilha da Madeira, e duas unidades na ilha do Porto Santo, são o resultado do projeto da Central de Baterias (CB) da RAM.
O programa, desenvolvido pela EEM INOV, pretende substituir geradores térmicos que requerem energias fósseis para a sua operação. Neste caso, as baterias são carregadas a partir de fontes renováveis, mitigando as emissões de CO2.
No final de outubro, a segunda central do Porto Santo foi ligada à rede elétrica de serviço público, permitindo abastecer cerca de 4100 clientes. Neste caso, o sistema elétrico passa a ser operado através da bateria e das renováveis que estão disponíveis, bem como de um grupo térmico. Uma operação que envolve um mix energético mais eficiente.
Já na ilha da Madeira, a CB visa reduzir o número de geradores térmicos. Contudo, sempre mantendo os critérios se segurança e exploração da rede. Desta forma é possível reduzirem-se também as emissões associadas.
Central de Baterias da RAM visando a descarbonização regional
“Um futuro mais verde passa por integrar boa energia no sistema elétrico da Região Autónoma da Madeira. O programa de instalação de Centrais de Baterias é um passo decisivo nesse sentido.”, pode-se ler na página dedicada da Empresa de Eletricidade da Madeira – INOV.
Tendo por objetivo participar na transição energética promovendo a descarbonização da economia regional, a entrada em cena das baterias, promove as energias renováveis. O armazenamento terá por origem a energia solar, eólica e hídrica, e será usado como uma reserva energética.
Com uma meta proposta de utilização em 50% de eletricidade renovável, a CB da RAM apresenta uma potência de 29.1 MW e uma capacidade de armazenamento de 19.7 MW (apresentado em MVA na página oficial).
Já em termos de autonomia, a central permite abastecer cerca de 4097 clientes durante 4 horas no Porto Santo, enquanto que na Madeira, serão aproximadamente 63 mil clientes, durante 1 hora.
LEIA A NOTÍCIA AQUI