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Camiões elétricos movidos a hidrogénio, são a nova aposta da Hyundai Motor e a empresa de software Plus

 

Os novos camiões movidos a hidrogénio, prometem ser uma alternativa ao transporte pesado de mercadorias.

Exibe o nome de XCIENT Fuel Cell, e é a resposta da Hyundai Motor para o transporte pesado de mercadorias. Os novos camiões movidos a hidrogénio, a serem produzidos em massa, foram apresentados na Advanced Clean Transportation, nos Estados Unidos da América. Equipados com uma tecnologia de condução autónoma, a SuperDrive, produzida pela Plus, estes camiões , querem transformar a visão do setor “pesado”.

Estes veículos, movidos a célula de combustível de hidrogénio, já tinham passado os testes iniciais, quando em 2020 realizaram operações comerciais em oito países. Contudo, agora é necessário verificar a condução autónoma.

Martin Zeilinger, chefe de Desenvolvimento de Veículos Comerciais da Hyundai Motor descreve o projeto: “Ao adicionar capacidades autónomas ao nosso camião (…), a Hyundai está ansiosa para fornecer às frotas e operadores de veículos soluções que aumentem a segurança e a eficiência no transporte de cargas.”

Imagem ilustrativa, aérea, de um camião de transporte de mercadorias, avançando por uma estrada, ladeada por pequenas árvores e campos de semeio. A imagem ilustra a notícias de novos camiões elétricos movidos a hidrogénio, produzidos pela Hyundai em parceria com a empresa Plus, garantindo uma maior segurança e eficiência na condução, afirmando-se na transição energética e descarbonização do setor.

Camiões elétricos movidos a hidrogénio, com “carga” para mais de 700 km

Sendo uma das principais fabricantes para a transição energética, a Hyundai Motor, procura a melhor tecnologia. Fazendo face às necessidades constante no setor, os veículos estão equipados com 2 sistemas de combustível por hidrogénio, de 90kW. Simultaneamente o motor elétrico apresenta uma potência de 350kW, que permite deslocações para mais de 700 km.

Já a componente de condução autónoma, SuperDrive, incluir um sistema de sensores, LiDAR, radar e câmaras. Tudo o que seja necessário para proporcionar maior segurança e capacidade de condução.

Explica, por sua vez, Shawn Kerrigan, COO e cofundador da Plus: “A Plus acredita num futuro descarbonizado com camiões elétricos com tecnologia de condução autónoma de ponta e alimentados por célula de combustível de hidrogénio, capazes de contribuir para melhorar a segurança e a eficiência.”

Novos meios para uma descarbonização mais equilibrada.

 

 

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