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BP trabalha na aplicação de biomassa na produção de SAF*

 

Avançar na pesquisa para produzir combustível de aviação sustentável (SAF*) a partir de biomassas residuais é o principal objetivo do acordo de colaboração assinado na Universitat Politècnica de València (UPV) entre a BP Energía España, o Instituto de Tecnologia Química (ITQ) – centro misto UPV/ CSIC- e o Centro Nacional de Energias Renováveis ​​(CENER).

As equipas de pesquisa avaliaram a viabilidade da liquefação hidrotérmica de lodo de esgoto, palha de arroz e resíduos florestais (faia)

O projeto, que terá a duração de três anos e será integralmente financiado pela BP, utilizará para o efeito a liquefação hidrotérmica (HTL). Esse processo, em temperaturas moderadas e pressões médias, é capaz de converter compostos orgânicos ou biomassa húmida numa mistura de compostos que formam o que se chama de biocrude.

As equipas de pesquisa avaliarão, especificamente, a viabilidade da liquefação hidrotérmica de lodo de esgoto, palha de arroz e resíduos florestais (faia) visando a produção de combustível de aviação sustentável (SAF).

Transição energética “justa” 

O projeto significará o aumento do uso de biomassa de origem lignocelulose (não oleica) de origem local. Assim, ao utilizar matérias-primas locais, favorece-se o desenvolvimento de populações não industrializadas e contribui-se para a independência energética de Espanha. Estes aspetos ligados à investigação estão alinhados com a aposta da BP nas iniciativas locais de I&D e representam um avanço na descarbonização do setor da aviação e na transição energética justa.

Recorde-se que a BP foi uma das primeiras empresas internacionais a comprometer-se a contribuir para a sustentabilidade de 10% do abastecimento mundial de combustível de aviação até 2030 ou antes.

Andrés Guevara, presidente da BP Espanha, após a assinatura, explicou:

“O SAF é a melhor alternativa real para a descarbonização progressiva da aviação no curto prazo, pois gera cerca de 80% menos emissões de carbono ao longo de seu ciclo de vida. Na BP, apoiamos o desenvolvimento de múltiplas rotas de produção de SAF dada a necessidade de rápida e profunda descarbonização”.

Pesquisa Nacional para a Descarbonização

O dimensionamento do processo de liquefação hidrotérmica será feito na planta piloto que o CENER possui no seu Centro de Biorrefinaria e Bioenergia. Nesta instalação de testes semi-industrial em escala piloto, são desenvolvidos processos de produção de bioprodutos, biocombustíveis sólidos, biocombustíveis líquidos ou gasosos avançados a partir de biomassa residual e bioresíduos, bem como conceitos de biorrefinaria que integram diferentes rotas de recuperação, como uma etapa intermediária entre o laboratório e o a escala industrial dessas tecnologias.

Este acordo de colaboração abre um cenário muito interessante para a descarbonização do transporte aéreo. Para isso, o Departamento de Biomassa do CENER contribui com seu conhecimento do processo de liquefação hidrotérmica, e o ITQ agrega sua experiência como um dos líderes mundiais no desenvolvimento de processos catalíticos.

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