www.eco.sapo.pt

Caberá à espanhola Five-E a geração de biogás em Pinhel

Esperando-se uma produção anual de 110 mil MWh, a geração de biogás em Pinhel, é uma aposta no desenvolvimento regional do território.

A produção de biogás em Pinhel, irá necessitar de cerca de 240 mil toneladas de resíduos orgânicos por ano. Num investimento de 25 milhões de euros, a empresa contará com matéria prima proveniente dos empresários agrícolas da região, o que terá impacto na sustentabilidade e economia circular.

Com objetivo de chegar ao 110 mil MWh de biogás, o plano da espanhola Five-E inclui a criação de 15 empregos diretos, juntando-se mais 45 indiretos, dentro do concelho. Uma empreitada única na região que se espera, de acordo com a autarquia, ser de maior valia ambiental, mas também de criação de valor regional, em benefício pleno para a comunidade.

Pelo lado da Five-E, através do CEO Iñigo Asensio, esta primeira aposta em Portugal, com desenvolvimento social e económico para a região, será um pontapé de saída para outras zonas do país.

Fotografia aérea colorida do município de Pinhel. Será uma empresa espanhola a apostar na geração de biogás em Pinhel, esperando-se um crescimento económico para a região

Biogás em Pinhel com mais valias energéticas

“Este novo projeto de energias renováveis representa mais um passo no sentido de atrair as indústrias mais inovadoras e com maior impacto social.”, explica Rui Ventura, Presidente da Câmara Municipal de Pinhel.

No acordo entre a autarquia e a energética espanhola, inclui-se também a instalação de uma central fotovoltaica, para autoconsumo interno, que, no global, poderá reduzir mais de 20 mil toneladas de CO2 por ano.

Uma aposta que terá benefícios locais, e que quer ser um contributo para a produção energética nacional.

 

LEIA A NOTÍCIA ORIGINAL AQUI