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Biocombustíveis, a grande oportunidade para alcançar uma aviação mais sustentável

 

A aviação é responsável por 13,9% dos gases com efeito de estufa em todo o setor dos transportes na Europa e produz 3,8% das emissões globais de CO2 do continente, segundo dados publicados pela Comissão Europeia. Por isso, promover a descarbonização do setor é – além de fundamental – uma prioridade para cumprir os objetivos estabelecidos por Espanha e Europa na Agenda 2030.

Neste contexto, e tendo em conta que a eletrificação não é uma opção neste momento, os combustíveis de aviação sustentáveis ​​(SAF) tornaram-se uma tendência crescente e uma solução para o futuro.

É que a principal característica do SAF é ser um combustível de segunda geração feito a partir de resíduos orgânicos (resíduos agrícolas ou florestais, resíduos urbanos, plásticos, óleos reciclados, etc.), por isso, respeitosos com o meio ambiente. Também representam um claro exemplo de economia circular e uso de recursos, que traz consigo a geração de novos empregos verdes, bem como novas oportunidades de negócios em áreas da chamada “Espanha esvaziada”.

Outra vantagem dos combustíveis sustentáveis ​​é que, ao exigir uma grande quantidade de resíduos orgânicos para sua produção, é necessário incluir diferentes setores como agricultura, química, resíduos, reciclagem, etc., até agora no ciclo da cadeia de valor não relacionado à produção de combustíveis, o que impacta positivamente no desenvolvimento de um novo modelo de negócios para esses setores. A tudo isso devemos acrescentar um aspeto essencial relacionado com o cuidado do meio ambiente, que é sua contribuição para a redução das emissões de CO2 e enxofre. Nesse sentido, estima-se que, no seu ciclo de vida completo, os biocombustíveis evitem diretamente até 80% das emissões poluentes, sem a necessidade de fazer alterações nos motores das aeronaves, na rede logística ou em qualquer outro elemento da cadeia de valor a jusante. Tudo isso sem prejudicar a eficiência energética ou o desempenho da aeronave. 

Embora os benefícios do SAF sejam evidentes, um importante desafio deve ser enfrentado: popularizar o uso desse tipo de combustível. É certo que, cada vez mais companhias aéreas e empresas de energia, apostam na produção e utilização de biocombustíveis nos voos e, para isso, uma redução progressiva do custo de produção de combustíveis sustentáveis ​​é essencial para avançar na substituição progressiva dos combustíveis fósseis. Para atingir esse objetivo, é necessário aumentar a capacidade de produção e continuar com o desenvolvimento tecnológico desses biocombustíveis que facilitem o acesso a maiores economias de escala.

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