biofuels-news.com

B+ Summit, a primeira conferência europeia pela utilização de biocombustíveis

A B+ Summit, a 1ª conferência europeia dos biocombustíveis, acontece no Estoril entre os dias 26 a 28 de abril.

Num esforço conjunto de várias entidades, destacando-se representantes da indústria europeia, bem como governantes do Governo nacional e da União Europeia, a 1ª conferência dos biocombustíveis acontece no Estoril e visa um diálogo comum.

Com objetivo de criar estratégias mais claras e promover uma melhor regulação política de descarbonização, este encontro pretende também mostrar os avanços tecnológicos até agora conseguidos.

Desde os estudos e utilização de combustíveis B+, HVO, ou mistura de biocombustíveis, serão demonstradas também as suas vantagens, principalmente económicas. Nomeadamente a perceção que as frotas existentes não necessitam de modificações nem custos adicionais para usarem estas alternativas.

Por outro lado, a economia europeia terá um ganho significativo se reduzir a compra e importação de energia fóssil. Garantirá também uma segurança energética e uma redução no risco de escassez nos abastecimentos tradicionais.

Imagem - cartaz de apresentação da 1ª conferência europeia dos biocombustíveis que acontece no Estoril em abril

B+ Summit e os novos combustíveis. Um passo ambiental.

Tendo em particular atenção as mudanças na política europeia, a conferência pela utilização de biocombustíveis, tem também em consideração os impactes ambientais. Ao falarmos de metas de descarbonização e redução de emissões, ganha-se atenção à sustentabilidade e à necessária rapidez de respostas.

Os combustíveis verdes, biodiesel, HVO e combustíveis síntese, produzidos por matérias primas sustentáveis, podem ser misturados com os combustíveis tradicionais. Numa proporção até 100%, são aplicados com sucesso, permitindo já uma redução de emissões entre 60 a 90% nas frotas de transporte.

Como tal, o setor dos biocombustíveis apresenta-se como o que terá uma melhor e mais célere resposta para a procura crescente, deixando de fora preconceitos ou escolhas políticas sem base científica.