www.pesadosemercadorias.com

 

Autocarros Portugueses nos Jogos Olímpicos numa parceria entre a CaetanoBus e a Toyota

Modelo H2.City Gold, movido a hidrogénio em destaque durante as competições

Os autocarros portugueses nos Jogos Olímpicos provaram ser uma alternativa aos autocarros tradicionais, e tiveram uma resposta positiva dos operadores de transporte e motoristas.

A operar na França desde 2023, a CaetanoBus produziu cerca de 12 viaturas para integrar as competições. Os autocarros de última geração, feitos em Portugal, transportaram atletas, staff e convidados VIP.

O modelo H2.City Gold apresenta mais de 200 viaturas comercializadas na Europa. É movido a hidrogénio com potência nominal de 70 kW, e conta com a parceria da Toyota na pilha de combustível. É desta forma o modelo mais recente a ser fabricado, com uma autonomia de 200 km.

Imagem gráfica da skyline de Paris, onde estiverem presentes autocarros portugueses nos Jogos Olímpicos da capital francesa, através de viaturas a hidrogénio.

Autocarros portugueses nos Jogos Olímpicos, em projeto que abrange também os Jogos Paraolímpicos Paris 2024

Contudo, a operação não fica apenas por metade. Com um desafio totalmente ultrapassado, a CaetanoBus irá estar presenta na edição dos Jogos Paraolímpicos.

Assegurando a acessibilidade de transporte para todos os atletas, a CaetanoBus foi mais além.

Reconverteu o modelo de autocarro, permitindo pela primeira vez que atletas paraolímpicos possam ser transportados num autocarro a hidrogénio. No caso, será uma equipa de Basquetebol e Rugby em Cadeira que farão o “batismo”.

Num projeto reconhecido e muito bem recebido, a empresa nacional apresenta-se orgulhosa, mas com pés na terra para mais.

Na procura de respostas para as transições na mobilidade e energia, este é mais um passo visando as Zero-Emissões que a fabricante pretende concretizar.

 

 

LEIA O ARTIGO ORIGINAL AQUI