www.visao.pt

 

Amazon produz hidrogénio nas instalações do Colorado

Será com a ajuda da Plug Power, que a Amazon produz hidrogénio. A empresa está já a trabalhar em prol da descarbonização, começando pelas suas frotas de veículos pesados.

Será no Colorado, onde a Amazon irá iniciar a instalação de eletrolisadores para produção de hidrogénio. Este projeto resulta de uma parceria com a Plug Power e inicia-se, então, no centro Aurora.

Com objetivo de descarbonizar as operações, num prazo até 2040, a Amazon inicia localmente a transformação. Por agora, pretende gerar hidrogénio “in situ”, embora o eletrolisador esteja ligado à rede elétrica norte-americana. Contudo,  a ideia futura é começar a operar apenas com fontes de energia renovável, gerada na própria instalação.

Os eletrolisadores irão, desta forma, usar a eletricidade da rede para separar a água do hidrogénio e oxigénio – no processo conhecido por hidrólise.

Quando esta fonte de energia for produzida por outras vias, apenas renováveis, o método será mais sustentável e “verde”.

Imagem colorida de um armazém com caixotes e caixas, aludindo à Amazon. A Amazon produz hidrogénio com a ajuda da empresa Plug Power, para a descarbonização atual das suas frotas de veículos pesados.

Amazon produz hidrogénio com apoios do governo

Por uma questão de escala, a produção de hidrogénio nos Estados Unidos, parece estar ainda nos seus primórdios. No entanto, são vários os projetos associados a energia de baixo carbono no país. Neste caso, a maioria dos investimentos tem, como noutras regiões mundiais, apoios governativos ou privados.

De acordo com Asad Jafry, diretor de economia global de hidrogénio da Amazon, “A produção no local vai tornar o uso de hidrogénio ainda mais eficiente em certas localizações e certos tipos de instalações.”

Por agora, os eletrolisadores da Plug Power serão capazes de produzir hidrogénio que abasteça até 400 empilhadoras movidas a célula de combustível. Ou seja, a Amazon começa o processo de descarbonização pela sua mobilidade pesada. Uma das principais responsáveis pelas emissões de gases com efeito de estufa.

 

LEIA A NOTÍCIA ORIGINAL AQUI