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Airbus testa combustível naval renovável
A Airbus introduziu combustível renovável numa das embarcações que utiliza para transporte marítimo.
Uma campanha de testes foi lançada na rota Saint-Nazaire-Tunis-Nápoles em dezembro, e terá a duração de 18 meses.
A Airbus está continuamente a introduzir soluções de energia alternativa nos diferentes métodos de transporte que utiliza – aéreo, rodoviário e marítimo.
Em 2019, a Airbus introduziu o Combustível de Aviação Sustentável (SAF) nas suas operações em Beluga, e iniciou o uso de camiões de biogás, em 2021, para transportar seções de aeronaves, e componentes principais, nas suas instalações de produção, na Europa.
Além disso, em dezembro de 2022, a Airbus lançou a sua primeira campanha de testes para explorar o uso de combustível renovável na sua frota de embarcações ao longo de 18 meses.
Fornecido pela Neste, e produzido em Roterdão, o diesel renovável é feito de HVO, que não contém combustíveis fósseis ou aditivos.
O combustível será usado pela primeira vez no navio Airbus Ciudad de Cadiz, na rota Saint-Nazaire-Tunis-Nápoles-Saint-Nazaire, operado pela LDA- Louis Dreyfus Armateurs- e transporta componentes importantes para a família A320, entre os seus locais de produção .
Durante a campanha de testes de 18 meses, espera-se que cerca de um terço do combustível total (cerca de 330 toneladas) seja renovável, o que reduzirá as emissões de CO2 em até 20% por viagem, em comparação com o combustível fóssil. Num ano apenas, nesta rota, a Airbus pretende economizar cerca de 6.000 toneladas de CO2.
Este conjunto de testes permitirá que a Airbus e os seus parceiros avaliem o desempenho do combustível renovável, e do motor da embarcação, e confirmem o quanto foi capaz de reduzir as suas emissões de CO2.
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