greensavers.sapo.pt

ACCIONA Energía e Plug Power trazem o encanto do vale de hidrogénio verde em Navarra. O Valle H2V Navarra será o novo pólo de produção de H2 à escala industrial.

 O projeto do vale de hidrogénio verde foi apresentado ao Governo de Navarra, naquela que se espera vir a ser uma fonte de produção energética em Rocaforte.

Ainda em fase de desenvolvimento, o vale de hidrogénio verde visa a construção de um eletrolisador de 25MW. Este será alimentado através de energia híbrida, por via fotovoltaica e eólica e com origem em central e parque, respetivamente, que também se encontram já em construção.

Num investimento de 87 milhões de euros, Rocaforte contará com a criação de 500 postos de trabalho, aos quais já se incluem os dedicados à construção das novas infraestruturas. No entanto, também fazem parte dos planos do consórcio a expansão do projeto, que usa presentemente terrenos adjacentes à central de biomassa de Sanguesa. Embora tudo esteja dependente da demanda energética, este mesmo aumento implica a duplicação da produção planeada. E como resultado, a disponibilidade energética irá crescer igualmente, mais além dos objetivos das empresas. 

Imagem ilustrativa do que poderá ser a infraestrutura do vale de hidrogénio verde em Navarra. Contém 3 eólicas, 2 contentores de abastecimento e trailer de manutenção

Resultados de produção, expetativas e objetivos alocados

Este novo vale de hidrogénio verde, possibilita uma produção total de 3880 toneladas de H2 por ano. Deste resultado, 90% será dedicado para consumo das principais indústrias daquela região de Navarra, auxiliando à sua descarbonização. São aliás estes setores, que atualmente requerem fontes de energia com consumo intensivo, promotor de maiores emissões. Falamos das indústrias de papel, vidro, aço, construção de veículos automóvel, mas também, claro, do setor da produção alimentar.

Prevendo-se que o Valle H2V Navarra possa ser uma maior valia no mercado europeu de hidrogénio, a primeira produção está prevista para o final de 2024.

Nas palavras de Rafael Mateo, presidente da ACCIONAPLUG e CEO da ACCIONA Energía: “O Valle H2V Navarra foi criado com o objetivo de ser a primeira central operacional de hidrogénio verde em escala industrial na região de Navarra. (…) fornecerá um exemplo operacional da contribuição do hidrogénio verde para a transição energética”.

Leia a notícia completa AQUI .