PCBC está no Rally de Portugal, em parceria com a FuelsEurope

 

A PCBC – Plataforma de Combustíveis de Baixo Carbono, em parceria com a FuelsEurope, estará presente no Vodafone Rally de Portugal, 2024, até 12 de maio. O primeiro dia, 9 de maio, foi dedicado à conferência Beyond Rally Forum.

A PCBC está no Rally de Portugal. Em parceria com a FuelsEurope, tal como ocorreu no ano passado, a Plataforma volta a marcar presença, mostrando todo o potencial e a necessidade de se usarem combustíveis sustentáveis e de baixo carbono nos diferentes setores de mobilidade.

O evento, que teve início em Matosinhos, dia 9 de maio, já pautou pela conferência “Beyond Rally Conferences” onde foram debatidos, entre outros temas, os trabalhos em prol da maior sustentabilidade ambiental e inclusão social do desporto automóvel. 

Um evento visto por milhões de pessoas a nível mundial, que se marca, cada vez mais, pela incorporação de combustíveis de nova geração, 100% não poluentes. E onde, simultaneamente, o cuidado de preservação dos locais, do património natural, património cultural e da biodiversidade, são também uma prioridade para o WRC – FIA e restantes parceiros.

PCBC está no Rally de Portugal - na foto o painel de convidados, incluindo Guido Albuquerque, engenheiro, e convidado em representação da Plataforma de Combustíveis de Baixo Carbono

PCBC está no Rally de Portugal, colocando as questões e dando as respostas para o setor da Energia

No painel intitulado “Approaching Climate Targets through Sustainable Fuels”, a PCBC foi representada por Guido Albuquerque, que salientou o potencial dos combustíveis de baixo carbono no futuro, não apenas do setor desportivo, como também no dia a dia da nossa sociedade. Verificando-se em Portugal uma capacidade única para o abastecimento elétrico de origem renovável, Guido salvaguarda a capacidade tecnológica e de produção também para novas formas de combustíveis. Uma palete alternativa, de diferentes origens, que começa agora a suscitar maior interesse, mas que continua a depender do apoio legislativo, nomeadamente Europeu.

Ressalta a questão: se é possível adaptar veículos desportivos, com elevada tecnologia, porque não adaptar também a frota automóvel europeia, podendo assim, até, haver uma maior segurança de abastecimento energético? O que está a travar os legisladores de incluírem os combustíveis de baixo carbono nos documentos mais recentes?

Até 12 de maio, a PCBC está no Rally de Portugal, divulgando a cadeia de valor associada ao processo de produção dos diferentes tipos de combustível, assim como a sua capacidade de reduzir os impactos ambientais associados às emissões.