www.biofuels-news.com
A importância dos biocombustíveis. Uma opinião da Neste, quase em antecipação ao Clean Industrial Deal.
Numa linha positiva, Carl Nyberg acredita que os biocombustíveis terão um impacto gigante em 2025.
Quase como resposta antecipada ao CID, a Neste menciona a importância dos biocombustíveis. Acredita que não apenas HVO, SAF como os restantes combustíveis renováveis serão essenciais para as metas ambientais.
Em consequência, a sua importância na descarbonização dos setores industriais é indispensável, assim como no setor dos transportes.
“Combustíveis, SAF e gasóleo renováveis oferecem um caminho disponível de apoio à descarbonização no setor dos transportes.”
Carl Nyberg, Vice-Presidente Comercial dos Produtos Renováveis, afirma também que 2025 continuará a ser um ano competitivo, após 2024 ter visto um crescimento significativo na produção de combustíveis de baixo carbono.
Claramente que muito desse contributo estará dependente da produção de SAF, de acordo com o regulamento para a aviação ReFuelEU. Por outro lado, verifica-se que países como a França e a Alemanha, estão mais permissivos ao uso de combustíveis renováveis.

A importância dos biocombustíveis, desafios e oportunidades
Além de mencionar os apoios consignados para a produção, tanto na União Europeia, como nos Estados Unidos e China, Nyberg também lista quais os principais entraves e estímulos.
Passando principalmente pelo preço da matéria-prima e sua disponibilidade, terá de se pensar em novas formas tecnológicas e materiais. Algas e óleos vegetais de culturas específicas, serão certamente fontes a longo prazo.
Entre outros, estratégias e regulamentos de certificação da origem das matérias, são vitais para prevenir fraudes e verificar a real sustentabilidade. Estes passos deverão em simultâneo, potenciar a transparência e credibilidade das cadeias de fornecimento, nomeadamente à indústria.
Com objetivos claros, sejam ambientais ou industriais, regionais ou mundiais, é opinião geral, em todos os envolvidos diretamente, que a importância dos biocombustíveis não pode ser colocada de parte na discussão política.
LEIA A NOTÍCIA AQUI