motorjornal.pt

Gasolina fabricada com ar, água e sol? Sim, existe!

 

Os combustíveis sintéticos são uma alternativa para o futuro. E a Zero Petroleum utiliza ar, água e sol para fabricar gasolina!

A sociedade atual procura, pelas mais diversas formas, diminuir a pegada humana no planeta Terra. Os fabricantes de veículos motorizados têm vindo a abraçar motorizações alternativas, usando baterias e motores elétricos como forma de cumprir com as cada vez mais restritivas normas antipoluição. A “moda” mais recente são os biocombustíveis ou combustíveis sintéticos, produtos capazes de nos dar gasolina “amiga do ambiente”.
 
É aqui que entra a empresa britânica Zero Petroleum, um nome que muitos leitores desconhecem, mas que num futuro não muito distante poderá vir a passar a ser bastante comum.
 
Tudo porque esta empresa consegue produzir gasolina a partir de ar, água e sol!

A ideia de fabricar combustíveis sintéticos (não confundir com biocombustíveis) parece tornar-se numa verdadeira alternativa para o mundo motorizado. Por exemplo, em MotoGP, a competição rainha do motociclismo de velocidade, já se sabe que até 2027 os protótipos vão usar combustíveis cada vez mais “amigos do ambiente”, sendo que a partir dessa data a gasolina usada será 100% fabricada sem recorrer a produtos fósseis (petróleo).

Mas fora do ambiente de competição, e para o motociclista comum, a Zero Petroleum poderá ser uma opção… desde que esteja disposto a pagar para isso! Mas já falaremos sobre o preço deste combustível sintético.

Esta gasolina sintética é fabricada através de um processo denominado Direct FT. A primeira nota a reter é que este tipo de combustíveis é fabricado recorrendo a energias renováveis – vento, energia solar ou geotérmica – e aproveitando processos industriais altamente eficientes e avançados que permitem capturar carbono, realizar a eletrólise e gerar reações térmicas.

As matérias primas usadas para fabricar gasolina sintética são apenas ar e água, de onde se obtém o dióxido de carbono e hidrogénio.

O sistema de produção Direct FT da Zero Petroleum conta com cinco passos para produzir gasolina sintética:

–  Captura de energia renovável através de turbinas eólicas / painéis solares para gerar energia

–  Eletrólise da água para produzir hidrogénio

–  Captura do dióxido de carbono na atmosfera

–  Aplicação da tecnologia Direct FT para produzir o combustível

–  Separação do produto final para produzir produtos individuais certificados

O processo químico que leva à criação da gasolina sintética é denominado pela Zero Petroleum de “Petrosynthesis”. De acordo com a marca britânica, será a mesma coisa que condensar em cerca de 3 minutos um processo que demorou à Natureza 600 milhões de anos para completar e assim criar os depósitos de petróleo que hoje em dia utilizamos para produzir, entre outras coisas, os combustíveis para os nossos veículos.

Mas será que os motores das nossas motos (e automóveis) precisam de ser adaptados à gasolina sintética?

(…)

Para  continuar a ler a notícia Original  AQUI