biofuels-news.com

1º Terminal de biocombustíveis pela Green Biofuels na Irlanda promete descarbonizar país e alavancar novos negócios.

A Irlanda já tem o seu primeiro terminal de biocombustíveis pela Green Biofuels, num objetivo claro de descarbonizar o país.

A Irlanda apresenta o seu primeiro terminal de biocombustíveis pela Green Biofuels, e a primeira entrega já foi realizada a 11 de janeiro no Porto de Cork. Este novo terminal resulta da parceria entre a Green Biofuels, com empresa irlandesa Green D Project Limited. O objetivo é criar uma infraestrutura dedicada à energia limpa, tanto para o seu transporte como para a sua geração.

O terminal irá assim atuar como um meio para a descarbonização do país, através de uma resposta à demanda de combustíveis HVO (Hydrotreated Vegetable Oil). Por outro lado, permitirá à Irlanda, promover a mistura e exportação de biodiesel (Gd+HVO) além-mar.

O investimento realizado irá igualmente representar um forte crescimento na área do Porto de Cork. Dentro das perspetivas, encontram-se novos postos de trabalho, bem como disponibilidade para vários negócios.

Imagem representativa de uma gota de biodiesel verde da empresa Green Biofuels - responsável pelo 1º terminal de biocombustíveis na Irlanda, possibilitando o abastecimento atlântico com HVO

Terminal de biocombustíveis e políticas de descarbonização

O Plano de Ação Climática da Irlanda obriga o país metas concretas não antes de 2050. Dentro destas apresenta-se uma redução de emissões de 51% em 2030.  De acordo com Magnus Hammick, COO da Green Biofuels: “Estamos bastante excitados com este projeto e com a construção do primeiro terminal de baixo carbono na Irlanda. O nosso compromisso é de fazer a diferença em todas as situações possíveis. E este terminal permite expandir o fornecimento aos clientes que também querem reduzir as suas emissões”.

O terminal de biocombustíveis pela Green Biofuels, possibilita atualmente o fornecimento de 38 milhões de litros da combinação Gd+HVO. Este valor equaciona o ciclo de vida potencial das emissões de CO2, poupando cerca de mais de 100 mil toneladas deste gás, em cada tanque.

A Green Biofuels pretende também aumentar a capacidade atual até aos 53 milhões de litros de biodiesel, pelo que garante a exportação para os mercados e bacias do Reino Unido e Atlântico. O crescimento é esperado para os próximos 5 anos.

 

Leia a notícia completa AQUI .

Saiba mais sobre o composto Gd+ e HVO em GD+