noticiasaominuto.com
Repsol testa veículos sustentáveis em Portugal, promovendo as baixas emissões no setor automóvel
É em Portugal onde a Repsol testa veículos sustentáveis. Pretende desta forma verificar a sua eficiência na redução de emissões poluentes.
No total serão 53 viaturas que fazem parte desta iniciativa, na qual Repsol testa veículos sustentáveis em Portugal. A fim de promover combustíveis de baixo carbono, a petrolífera também irá verificar o desempenho, eficiência e capacidade na redução de emissões de CO2 nestes automóveis.
O objetivo da companhia espanhola é, então, claro. Participar ativamente na descarbonização do setor dos transportes, nomeadamente no transporte rodoviário pesado.
Para tal utiliza cerca de 400 mil litros de gasóleo 100% renovável. Valor que corresponde, em suma, a uma redução superior a 1.100 toneladas de CO2, ou o equivalente a 27 viagens de avião entre Lisboa e Nova Iorque.

Mudanças na Repsol, mudanças no combustível
Sendo certo que a Repsol pretende entrar na corrida dos biocombustíveis, a mudança começa a fazer-se sentir desde já.
Envolvida em vários projetos ibéricos, nomeadamente em Sines, a Repsol pretende, além da transformação de polímeros, apostar na produção de combustíveis de baixo carbono.
Sabendo que os biocombustíveis avançados e sintéticos resultam em emissões neutras, são também a exceção às novas regras europeias que irão vigorar após 2035. Para tal, pondera-se a sua incorporação não apenas em veículos a combustão, alargando-se a outros setores. A aviação e a marinha, embora usando outros combustíveis de baixo carbono, também poderão usufruir destas alternativas. Desta forma, um aumento na mistura dos combustíveis atualmente usados, também poderá resultar positivamente para a Repsol. A exemplo, em Portugal, os combustíveis rodoviários apenas contêm 11.5% de biocombustível incorporado. Contudo, se a potencialidade de transportes 100% sustentáveis for verificada, a descarbonização na estrada, ganha mais um ponto de vitória.