Prio

Prio investe em biodiesel para transporte marítimo

A PRIO DESENVOLVE O BIODIESEL A PARTIR DE PROCESSOS DE RECICLAGEM DE MATÉRIAS-PRIMAS RESIDUAIS.

O COMBUSTÍVEL PERMITE REDUZIR ATÉ 18% DAS EMISSÕES DE CO2 E ATÉ 5% DO CONSUMO.

 

O Eco Bunkers é produzido na fábrica de biodiesel em Aveiro, destinando-se a servir frotas de navios que pretendam “reduzir a sua pegada ecológica, mas garantindo elevados níveis de desempenho” e sem necessidade de investimento adicional na adaptação do combustível aos motores dos navios.

A PRIO torna-se assim na primeira empresa energética na Península Ibérica a desenvolver e comercializar um combustível mais sustentável. Este combustível consiste em biocombustíveis avançados, que são produzidos a partir de matérias primas residuais, ou seja, fruto de economia circular.

O setor marítimo é uma das principais fontes de emissões de gases de efeitos de estufa, sendo responsável por cerca de 3% do total de emissões de CO2. Estimamos que o consumo de combustível global do setor seja de 330 milhões de toneladas anuais, superior ao da aviação e mais do dobro do utilizado pelo transporte rodoviário de mercadorias. Se tivermos em conta que mais de 80% de todos os bens são transportados por via marítima, com o crescimento previsto do setor, a pegada ambiental poderá triplicar até 2050, se não surgirem alternativas viáveis!

Perante este problema, desde 2013, a PRIO acelerou a aposta no desenvolvimento e comercialização de energias do futuro para a mobilidade e um dos melhores exemplos é precisamente a aposta nos biocombustíveis avançados, produzidos através da reciclagem de óleos alimentares usados – sendo atualmente uma das maiores produtoras europeias de biodiesel a partir deste resíduo.

Este novo produto de base sustentável nasce de um trabalho de mais 10 anos de investigação e desenvolvimento na área dos biocombustíveis, que permitiu já uma poupança superior a 2,1 milhões de toneladas de CO2.

 

O que é o ECO Bunkers?

Uma mistura de 15% de Biodiesel (produzido a partir de resíduos brutos materiais) com o nosso gasóleo marítimo.

 

  • Em conformidade com a norma ISO 8217
  • Até 18% de redução das emissões de CO2
  • Drop-in Biocombustível
  • Biocombustível de alta qualidade
  • Fonte de energia renovável
  • Produto de economia circular, baseado em resíduos
  • Redução do consumo de combustível até 10%
  • Mais seguro que os combustíveis fósseis

 

Saiba mais  AQUI