Notícias
Hidrogénio e etanol no Brasil, um passo além na produção da cana-de-açúcar
Através de um processo designado por “reforma a vapor” o Brasil, principal produtor do biocombustível etanol, a partir da cana-de-açúcar, poderá tornar-se também produtor de hidrogénio sustentável.
O tamanho importa nas matérias primas
Pensando em fazer frente à escassez de materiais, alguns fabricantes de automóveis de nova geração, deverão pensar em reduzir o tamanho dos veículos, baterias, mas também reduzir o desperdício dos subprodutos.
Galp investe em empresa americana Verdagy
A Galp investe em empresa americana, com um total de 4.5 milhões de euros, e o objetivo em ter mais proveitos visando a tecnologia do hidrogénio.
Países europeus abandonam o TCE. Será que faz sentido permanecer no Tratado da Carta de Energia?
Passados quase 30 anos desde a sua assinatura, os países europeus abandonam o TCE. O Tratado da Carta de Energia apresenta atualmente falhas. E, ao nível de políticas ambientais, a sua concordância torna-se incomportável.
Ferrovial promove biocombustíveis para a geração de eletricidade nos seus projetos
Diminuir emissões e adotar uma economia mais circular são objetivos da empresa espanhola. Para tais metas, a Ferrovial promove biocombustíveis com o selo da REPSOL.
Volvo reduz emissões no transporte de carga marítima
Consciente da pegada ambiental e das emissões de gases com efeito de estufa, o grupo Volvo reduz emissões no transporte de mercadorias, usando FAME.
Híbridos e elétricos, uma lista de vantagens
A importação de veículos de nova geração para Portugal aumentou desde 2022. Entre híbridos e elétricos, uma lista de vantagens existe para ser estudada.
Novo apoio de 70 milhões de euros em projetos de baixo carbono
O Governo continua a apostar forte nos incentivos a projetos “verdes”. São agora 70 milhões de euros que o Ministério do Ambiente e Ação Climática, para uma nova vaga de candidaturas, no âmbito do programa REPowerEU.
Futuro híbrido na mobilidade, é o foco das principais marcas de automóveis, que sabem entender a transição energética
Marcas e construtores automóveis não duvidam que o futuro passa pela eletrificação. Além das baterias, células de combustível de baixo carbono e hidrogénio entram no jogo da mobilidade acessível.
Quando a nanotecnologia e hidrogénio verde cruzam caminhos por uma maior sustentabilidade
Visando uma produção realmente “sustentável”, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, está a trabalhar na geração de fotoelétrodos que permitam uma maior decomposição em oxigénio e hidrogénio, quando ocorre a hidrólise.
Mobilidade de origem renovável para uma transição energética equilibrada
No artigo de opinião de Ana Calhôa à Executive Digest, fala-se da forma como os biocombustíveis podem impactar, ainda mais, o mercado nacional, para uma transição energética equilibrada.
Já se pode encontrar o Eco Diesel da PRIO em 60 postos nacionais
A empresa nacional, sediada em Ílhavo, não olha a esforços para abastecer consumidores. Já podemos encontrar o Eco Diesel da PRIO em 60 postos.
Porsche produz combustível sintético, para uma mudança essencial no setor automóvel
Porsche produz combustível sintético dando resposta à exceção das proibições previstas a partir de 2035
Rega Energy com 60 milhões de financiamento para projetos “verdes”
A responsável pelo Vale de Hidrogénio Verde na Nazaré, quer desenvolver em 2024, unidades para produção de biometano e hidrogénio.
Conversão de resíduos em biocombustíveis, uma parceria entre a BP e a WasteFuel, nos Estados Unidos da América.
O potencial dos biorresíduos foi o tema principal durante o Green Economic Forum, evento anual organizado pela ECO/ Capital Verde.
Contactos
geral@combustiveisbaixocarbono.pt