www.executivedigest.sapo.pt

 

Lítio e suas alternativas. Num mundo onde as matérias-primas se tornam críticas, mais alternativas energéticas tornam-se necessárias.

Baterias para automóveis e não só. O lítio faz parte do nosso dia a dia, e sem este recurso, seria impossível estarmos, por exemplo, tão conectados. Mas quais as alternativas energéticas de abastecimento?

Será que existe uma alternativa energética ao lítio? De forma a repensar a questão das matérias-primas críticas, existem alguns elementos naturais e minerais, que podem, eventualmente, substituir as baterias Li-ion.

Usado em telemóveis, computadores portáteis, câmaras, o lítio é componente principal nas suas baterias. Ocupando 90% do mercado global, têm, por senão, a incapacidade de serem totalmente recuperadas, recicladas e reintegradas no ciclo económico. Além disso, a extração do mineral tem vindo a provocar grandes problemas ambientais, nomeadamente no que diz respeito à água necessária à produção. Fora contaminações sérias, nos solos, aquíferos e qualidade do ar.

Assim, alternativas são bem vindas à utilização deste componente. Sal, água do mar, Ferro, Silício, Magnésio ou mesmo cânhamo, são alguns dos produtos que podem ser usados.

Contudo, o seu desenvolvimento para aplicabilidade direta, ainda poderá demorar, limitando a aceleração para dar resposta a uma demanda constante. Seja como for, são formas mais equilibradas, sustentáveis e ambientalmente menos prejudiciais que estão já a ser pensadas.

Fotografia ilustrativa de uma das muitas minas de salmoura, de onde também pode ser extraído lítio. Contudo, os estragos ambientais da extração fazem-se sentir e é relevante pensar no lítio e suas alternativas como resposta à procura e preservação dos ecossistemas.

 

 

Leia a notícia completa AQUI