www.executivedigest.sapo.pt

Consumidores querem combustão de volta. O estudo feito pela agência McKinsey & Company, assegura que os consumidores preferem automóveis híbridos aos motores elétricos.

 

O estudo apresentado indica que os consumidores querem combustão de volta, híbrida, invés de voltarem a adquirir veículos elétricos.

Muitos proprietários de veículos elétricos (EV) estão arrependidos da sua escolha e pretendem voltar aos motores de combustão. A revelação, feita pela McKinsey & Company, vem no seguimento dos estudos de mercado de venda, que revelam quebras de aquisição aos elétricos.

Infraestruturas de carregamento, eletrificação, autonomia e preços, são os principais fatores para que os veículos elétricos fiquem a perder. E de acordo com este estudo, realizado em 15 países, para uma amostra de 30 mil participantes, cerca de 29% dos consumidores querem combustão de volta.

Imagem ilustrativa de uma mulher branca, de cabelos compridos castanhos, enchendo o depósito de um automóvel com combustível líquido, A imagem retrata a notícia "consumidores querem combustão de volta", preferindo os modelos híbridos aos veículos elétricos.

Se consumidores querem combustão de volta, qual a alternativa e como ficam as metas ambientais?

Além de mostrarem desagrado, os inquiridos não querem adquirir um novo elétrico tão cedo. Por um lado, os fabricantes automóveis, acabam por recuar nas suas políticas. Trocam assim os elétricos por híbridos que têm maior procura. Por outro lado, querem apostar nas melhorias nos motores, que permitam uma transição sem ser necessário a compra de um novo automóvel.

Já em termos ambientais, a questão mantém-se. Olhar para o desafio da mobilidade e descarbonização com uma solução única, a eletrificação, não é suficiente. E será realmente necessário chamar a atenção para análises de ciclo de vida a toda a escala de valor e produção, para se perceber que nem tudo é “net-zero”.

Se a União Europeia pretende liderar a transição energética, terá de rever as suas políticas, com risco de não se chegar a qualquer objetivo.

LEIA A NOTÍCIA ORIGINAL AQUI